Um dica que eu deixo em pauta é seja criativo, organizado e preparado para jogadores que irão te fazer narrar com muitos contra tempos forçando você ter que improvisar sem sair do foco da aventura, pois cada lugar te leis, população, religião, area de comércio, NPC com influencias de itens raros ou informações valiosas, um conselho ou monarca maior que rege as leis e da vereditos a quem não respeita as leis de seus pais, reino, condado, vilarejo ou refugio seja qual for etnia que tenha como lugar de origem o lugar de sua discrição para aventureiros.
Descrição simples para mestre ou narrador precise dizer a jogadores menos informados
O que é reino?
Terras que carregam valorosos equitares quase incontáveis de solo fértil como muitos povoados próximos que tem seu pequeno lote de terra que possam produzir com o que o plantarem ou criarem para pagar impostos ou tributos pela utilização do lugar usado em moradia e sustento familiar, como também segue regido por monarcas de familiares de gerações que tem domínio dessas terras sendo rei que todos súditos e vassalos devem respeitar suas palavras e vontade, mas que deve ser primeiro a proteger o seu povo e suas terras forem atacada marchando com seu exercito e recrutando se necessário camponeses pela funções atribuída pelo rei em pessoa.
O que é um Império?
Lugar não tão pequeno mas de extensão larga porem que se divide por muitas vezes por causa de seu líder que é imperador ter costume de conquistar outros reinos pequenos, vilarejos e lugares não civilizados para domínios territoriais, como também pode ser lugar construindo a margem de penhascos em mar aberto dificultando a entrada de extrangeiros e invasores sendo lugar de isolamento do mundo a fora protegendo suas tradições e povo mas jamais sabendo se alguma mal pode afetar a eles um dia se todos outros povos forem dizimados. Nisso você considera se mesmo que não seja conquistadores ou Cultura que se mantenha afastada de tudo imperadores são quase como tiranos aos olhos de forasteiros.
Tribos como se organiza?
Simples de modo mais rústico e pela própria historia nos mostras como homens das cavernas seguiam padrão do macho alpha que senhor como também fazem tribos indígenas, aborígines até mesmo de canibais no mundo do RPG esse conceito não é diferente basta apenas você fazer regras simples que mesmo mago mais sábio ou bardo andarilho jamais iriam saber os costumes primitivos de tribos locais, pois nunca deixam exemplos ou sobreviventes em medo de trazerem mais estranhos em suas terras que muitas vezes tem conflitos com outras tribos como pragas de animais locais que atacam lavouras como também mesmo primitivos aos olhares de civilização que se acham mais adequados em ensinar eles o que certos muitas vezes tribos locais mesmo pacificas ou mais agressivas seguem padrão de respeito entre caçar somente necessário e saber usar o que a terra tem de utilidades medicinais e uso de construção como para rituais locais seja pra dogmas de suas divindades pagãs ou para rituais de iniciação ou de velório até casamento a nascimento, nesse critério bom pesquisar tribos ou assistir filmes com tribos primitivas que te de influencia e criatividade própria.
Minas ou Fortalezas do Submundo?
Nas profundezas mais obscuras aonde vivem orcs, drows, drides, carniçais, aberrações jamais vista por outros seres vivos tem renomado e honrado povo anão que mesmo gananciosos e mesquinhos são mestres artesãos na lapidação da rocha pura dando forma em sua gloriosas minas que se tornam fortalezas de uma beleza que poucos podem contemplar essa magnitude do povo anão sobre as entranhas do escuridão no em seu território profundo que mesmo com perigos a todo instante é rica em minérios entre outras iguarias que raramente povo anão divide com forasteiros, muitas vezes sua localização sempre tem dificuldades no percurso de chegada como passagens secretas que pode ter variadas formas de abrir já que pela força seria inútil já que sempre são feito de rocha mística massissa que mesmo itens mágicos poderosos não conseguem se quer arranhar as runas entalhadas no portão rochoso que sua forma de lapidação somente anões sabem e guarda esse segredo a com própria vida.
Quem vive num Condado?
Exemplo mais clássico e simples de demonstrar é ler ou conhecer trilogia do senhor dos anéis que trás melhor forma sobre descrição do mestre J. R.R. Tolkien, sobre um condado e seus habitantes, mas como não posso apenas dizer por ele espero poder por minhas palavras descrever curiosidade do leitor. Em muitas ocasiões um condado é formado lotes de terras sem regime de monarcas ou senhores de terras apenas condes são pessoas de riqueza familiar acima da maioria porem que raramente são lideres entre inúmeras familias de vida simples que vivem lá por gerações sendo carpinteiros, lenhadores, agricultores, pescadores, caçadores ou apenas viajantes que trazem novidades de reinos e outras terras vizinhas já que a vida pacata e simples nessas regiões atraem muitos aventureiros que precisam de descanso como também ladrões que podem trazer desordem, e como de costume mesmo sendo lugar muito vasto com muitas familias todos conhecem a todos como avós, pais, filhos e netos conhecendo seus costumes como tiram seu sustento, e facilmente quando alguém trás forasteiro essa novidade corre a todos antes mesmo dele chegar até casa do conhecido do região sendo as vezes motivo de festa como preocupação mútua. Em fim condado muitas vezes é como lugar de repouso e tranqüilidade rotineira de povo do campo que apenas que manter essa forma de vida por muitas gerações. E muitos condados tem vilarejos que forma um grupo de uma unica familia ou varias que tem princípios de ajuda entre eles seja na forma do sustento como apoio momentâneo.
Ultima observação de seu controle pessoal
Exemplo em branco com outro preenchido para ter como base para suas narrativas boa sorte use ao seu dispor agradecimentos a todos que fazem desse Blog melhor opção para RPG simples e bem atribuído seja pra amadores de primeira aventura ou narradores experientes.
Nativos:
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Cultura Regional:
Área de comércio:
Exportação:
Importação:
Reinos Aliados:
Reinos Neutros:
Reinos com Hostilidades:
Exemplo simples:
Reino dos Dragões Azuis
Nativos: Humanos, meio dragões e Draconicos
Capital: Templo de Safira
Área total: 18.438.750 Km²
População: Aproximadamente 6.552
Clima: Tropical muito temperado as vezes seco de solo arenoso pouca umidade.
Tipo de Governo: Monarquia
Etnias: Anões, Centauros, Elfos, Humanos, meio dragões e Draconicos
Etnias proibidas: Goblinóides (Em Geral) e seres da Noite.
Religiões: Politeísmo
Religiões não permitidas: Pagãs
Idiomas: Anão, Elfico, humano comum e o draconico
Classes disponíveis: Aventureiros, Arqueiros, Amazonas, Bárbaros, Bardos, Cavaleiros, Clérigos, Druidas, Espadachim, Feiticeiros, Magos, Mercenários, Paladino e Rangers.
Classes não permitidas: Assassinos, Gatunos e Ladrões outras acima não citadas.
Cultura Regional: Neutra &.Pacifica
Área de comércio: A praça do dragão amarelo
Exportação: de minérios bruto e carvão
Importação: Comida e agua, madeira, tecido, ervas medicinais e iguarias.
Reinos Aliados: Anões, Centauros e Elfos.
Reinos Neutros: Nenhum.
Reinos com Hostilidades: Tribos vizinhas de Goblinóides e Orcos.
Agradecimento especial ao site deviantART pelas maravilhosa ilustrações.
Material adaptado por J. Paulo S. Kuri