Quando vamos fazer personagem o que determina ele para ficar correto para criação além da base de da classe, (Que é a ocupação) tem itens em geral, pericias em geral (Conhecimento básico), abaixo descreverei ficha básica do meu primeiro sistema próprio que narrei com 17 anos e fazia teste com pequeno grupo de amigos.
Ficha Limpa
Etnia:
Nome:
Altura: / Peso:
Classe:
Classe:
Atributos
Coragem: (Muito usado para classes de combate a curta ou longa distancia exemplos: Bárbaro ou Arqueiro)
Destreza: (Utilidade pra classes que suam velocidade como base de seus ataques exemplos: Arqueiro, Feiticeiros e Espadachim.)
Força: ( Nome já diz tudo é base pra poder carregar peso ou pra combate com monstros ou desafios que precise de força como Bárbaros, Guardião, Guerreiro, Lanceiro, Paladino e Ranger.)
Sabedoria: ( Esse atributo é fundamental para quantidade de conhecimentos gerais e para quem use magias arcanas ou divinas como Bardo, Clérigo, feiticeiros e Magos.)
Vigor: (Muito necessário pra classes de combate que tem que ter uma resistência maior quando são feridos e precisam ter pontos de vida a mais.)
Vigor: (Muito necessário pra classes de combate que tem que ter uma resistência maior quando são feridos e precisam ter pontos de vida a mais.)
Pericias
São conhecimentos gerais que cada classe tem a sua base e conhecimentos comuns ou personalizadas para cada uma ter sua utilidade pra si ou grupo. Como saber Escalada, Combate corpo a corpo, Rastrear pegadas, Conhecimento de lendas e assim por diante.
Abaixo exemplos de quatro classes básica de inicio pra um grupo comum:
Arqueiro
Coragem: 1d12
Destreza: 1d20
Força: 1d10
Sabedoria: 1d8
Vigor: 1d12
Vigor: 1d12
Pericias comuns
- Combate corpo a corpo
- Montaria em Cavalo
- Esportes
Pericias de Classes
- Fabricar flechas
- Fabricar pontas de flechas avançadas
- Prontidão
- Disparo Continuo
- Disparo múltiplo (3 flecha num único ataque)
- Combate avançado com arco (+3 de dano adicional por disparo)
Itens
- Arco médio
- Aljava com 30 flechas - 1d4 dano
- Espadas curta x2 - 1d10 dano
- Roupa de Couro reforçada
- Botas de leveza (+4 de destreza)
Obs: Sempre bom ter combatente de ataque a distancia como apoio geral para combatentes que estejam com grupo de inimigo ou algum companheiro sendo perseguido.
Clérigo
Coragem: 1d14
Destreza: 1d8
Força: 1d12
Sabedoria: 1d20
Vigor: 1d20
Vigor: 1d20
Pericias comuns
- Combate corpo a corpo
- Montaria em Cavalo
- Leitura e escrita comum
- Conhecimento de Divindades da Luz e Trevas
Pericias de Classes
- benção de ampliação de atributos (+1d6 por 1d4 de ações)
- Abençoar Itens com dano de fogo (1d8 de bônus de fogo)
- Desfazer Feitiços e Maldições
- Cura pela mão Feridas Simples
- Cura por gestos Feridas ou Escorri ações
- Cura por preces Feridas Profundas
Itens
- Martelo de guerra
- Livro sagrado
- Amuleto de sua divindade
- Armadura pesada completa
- Escudo de Guerra
Obs: Mesmo sendo uma classe com pouco índice de ataque e mais defesa é que da suporte ao grupo em geral, pois sem bom clérigo guerreiros e bárbaros não suportariam um combate mais continuo.
Guerreiro
Coragem: 1d20
Destreza: 1d10
Força: 1d30
Sabedoria: 1d6
Vigor: 1d20
Vigor: 1d20
Pericias comuns
- Combate corpo a corpo
- Montaria em Cavalo e combate
- Liderança
- Esportes
- Luta desarmada
- Tática de combate
- Combate em equipe
- Combate Legionário
Pericias de Classes
- Ataque Destrutivo
- Ataque Duplo
- Golpe de quebrar Escudo
- Concentração de Ataque
- Golpe Circular
Itens
- Espada Grande
- Faca de guerra
- Escudo composto
- Armadura pesada
Obs: Melhor apoio pra segurar monstros ou pequeno grupo de criaturas que podem dar trabalho tem conjunto bom de itens e pericias pra combate.
Mago
Coragem: 1d8
Destreza: 1d12
Força: 1d6
Sabedoria: 1d40
Vigor: 1d12
Vigor: 1d12
Pericias comuns
- Conhecimento idiomas & Escrita comuns; (Homens, Anões, Elfos, Goblinóides & Braille )
- Conhecimento idiomas & Escrita Avançados; ( Escrita Arcana,, Angelical & Draconico )
- Diplomacia
- Barganha
- Memória de elefante
- Etiqueta
Pericias de Classes
- Doutrina Arcana
- Conhecer poções mágicas
- Recitar palavras mágicas
- Fazer Gestos mágicos
- Conhecimento de Itens mágicos
- Conhecimento de Criaturas mágicas
- Conhecimento de Terrenos místicos
- Conhecimento de Mitos e Lendas
Itens
- Cajado mágico de canalização
- Chapéu mágico
- Livro de Magias avançadas
- Manto leve reforçado
Obs: Mais complicado porem peça fundamental como clérigo são ambos uma dupla porem esse vem para suporte de magias de reações e utilidade fundamentais como sua sabedoria pra saber lendas, lugares esquecidos como decifrar idiomas antigos extinto como civilização ou etnia.
Material estudado e adaptado por J. Paulo S. Kuri
Agradecimento especial ao site deviantART pelas maravilhosa ilustrações.
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