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quarta-feira, 9 de março de 2011

Como fazer personagem bom de inicio?



Quando vamos fazer personagem o que determina ele para ficar correto para criação além da base de da classe, (Que é a ocupação) tem itens em geral, pericias em geral (Conhecimento básico), abaixo descreverei ficha básica do meu primeiro sistema próprio que narrei com 17 anos e fazia teste com pequeno grupo de amigos.

Ficha Limpa

Etnia:
Nome:
Altura: / Peso:
Classe:

Atributos

Coragem: (Muito usado para classes de combate a curta ou longa distancia exemplos: Bárbaro ou Arqueiro)
Destreza: (Utilidade pra classes que suam velocidade como base de seus ataques exemplos: Arqueiro, Feiticeiros e Espadachim.)
Força: ( Nome já diz tudo é base pra poder carregar peso ou pra combate com monstros ou desafios que precise de força como Bárbaros, Guardião, Guerreiro, Lanceiro, Paladino e Ranger.)
Sabedoria: ( Esse atributo é fundamental para quantidade de conhecimentos gerais e para quem use magias arcanas ou divinas como Bardo, Clérigo, feiticeiros e Magos.)
Vigor: (Muito necessário pra classes de combate que tem que ter uma resistência maior quando são feridos e precisam ter pontos de vida a mais.)

Pericias

São conhecimentos gerais que cada classe tem a sua base e conhecimentos comuns ou personalizadas para cada uma ter sua utilidade pra si ou grupo. Como saber Escalada, Combate corpo a corpo, Rastrear pegadas, Conhecimento de lendas e assim por diante.

Abaixo exemplos de quatro classes básica de inicio pra um grupo comum:

Arqueiro

Coragem: 1d12
Destreza: 1d20
Força: 1d10
Sabedoria: 1d8
Vigor: 1d12
Pericias comuns
  • Combate corpo a corpo
  • Montaria em Cavalo
  • Esportes
Pericias de Classes

  • Fabricar flechas
  • Fabricar pontas de flechas avançadas
  • Prontidão
  • Disparo Continuo
  • Disparo múltiplo (3 flecha num único ataque)
  • Combate avançado com arco (+3 de dano adicional por disparo)
Itens

  • Arco médio
  • Aljava com 30 flechas - 1d4 dano
  • Espadas curta x2 - 1d10 dano
  • Roupa de Couro reforçada
  • Botas de leveza (+4 de destreza)

Obs: Sempre bom ter combatente de ataque a distancia como apoio geral para combatentes que estejam com grupo de inimigo ou algum companheiro sendo perseguido.


Clérigo

Coragem: 1d14
Destreza: 1d8
Força: 1d12
Sabedoria: 1d20
Vigor: 1d20
Pericias comuns
  • Combate corpo a corpo
  • Montaria em Cavalo
  • Leitura e escrita comum
  • Conhecimento de Divindades da Luz e Trevas
Pericias de Classes

  • benção de ampliação de atributos (+1d6 por 1d4 de ações)
  • Abençoar Itens com dano de fogo (1d8 de bônus de fogo)
  • Desfazer Feitiços e Maldições
  • Cura pela mão Feridas Simples
  • Cura por gestos Feridas ou Escorri ações
  • Cura por preces Feridas Profundas
Itens

  • Martelo de guerra
  • Livro sagrado
  • Amuleto de sua divindade
  • Armadura pesada completa
  • Escudo de Guerra
Obs: Mesmo sendo uma classe com pouco índice de ataque e mais defesa é que da suporte ao grupo em geral, pois sem bom clérigo guerreiros e bárbaros não suportariam um combate mais continuo.


Guerreiro

Coragem: 1d20
Destreza: 1d10
Força: 1d30
Sabedoria: 1d6
Vigor: 1d20
Pericias comuns
  • Combate corpo a corpo
  • Montaria em Cavalo e combate
  • Liderança
  • Esportes
  • Luta desarmada
  • Tática de combate
  • Combate em equipe
  • Combate Legionário
Pericias de Classes

  • Ataque Destrutivo
  • Ataque Duplo
  • Golpe de quebrar Escudo
  • Concentração de Ataque
  • Golpe Circular
Itens

  • Espada Grande
  • Faca de guerra
  • Escudo composto
  • Armadura pesada

Obs: Melhor apoio pra segurar monstros ou pequeno grupo de criaturas que podem dar trabalho tem conjunto bom de itens e pericias pra combate.




Mago

Coragem: 1d8
Destreza: 1d12
Força: 1d6
Sabedoria: 1d40
Vigor: 1d12
Pericias comuns
  • Conhecimento idiomas & Escrita comuns; (Homens, Anões, Elfos, Goblinóides & Braille )
  • Conhecimento idiomas & Escrita Avançados; ( Escrita Arcana,, Angelical & Draconico )
  • Diplomacia
  • Barganha
  • Memória de elefante
  • Etiqueta
Pericias de Classes

  • Doutrina Arcana
  • Conhecer poções mágicas
  • Recitar palavras mágicas
  • Fazer Gestos mágicos
  • Conhecimento de Itens mágicos
  • Conhecimento de Criaturas mágicas
  • Conhecimento de Terrenos místicos
  • Conhecimento de Mitos e Lendas
Itens

  • Cajado mágico de canalização
  • Chapéu mágico
  • Livro de Magias avançadas
  • Manto leve reforçado

Obs: Mais complicado porem peça fundamental como clérigo são ambos uma dupla porem esse vem para suporte de magias de reações e utilidade fundamentais como sua sabedoria pra saber lendas, lugares esquecidos como decifrar idiomas antigos extinto como civilização ou etnia.


Material estudado e adaptado por J. Paulo S. Kuri
Agradecimento especial ao site deviantART pelas maravilhosa ilustrações.

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