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segunda-feira, 28 de março de 2011

Dicas para fazer mapas de RPG





Quando quiser incrementar o realismo em sua narrativas tem em mãos três conceitos básicos criatividade, material em sua mão e tempo necessário já que cada detalhe é a peça principal para sua campanha em detalhes de lugares, segredos, tesouros, monstros, lendas e mitos como melhor forma de você e jogadores serem guiados por determinantes locais já catalogados, e que tenha seguimento sem precisar usar no seguimento escolhido pelos jogadores o que devem fazer e aonde ir, mapas em minha preferência não precisam ser colorido mais pelo tempo que perde fazendo ele, mas fica ao gosto do narrador, mesmo que use Google para procurar mapas existem variantes abaixo de mapas tanto geográficos como terrenos como cidades, cavernas, florestas e calabouços, pois não esqueça cada detalhe lhe ajuda em um jogo mais completo e dinâmico.
Maior triunfo na criação do mapa é rosa dos ventos que mostra pontos cardeais de localização e senso de direção, nunca deixe de manter um em todos os seus mapas.

O que é a rosas dos ventos?

A rosa-dos-ventos (AO 1990: rosa dos ventos) é um instrumentode orientação baseado nas quatro direções fundamentais e suasintermediárias. A rosa-dos-ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente uma direção que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.

Assim, praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão. Cada quadrante da rosa-dos-ventos corresponde a 90º: considera-se o norte a 0º; o leste a 90º; o sul a 180º, o oeste a 270º, e novamente o norte a 360º.

A utilização de rosas-dos-ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação, portanto os quatro pontos cardeais principais são os mais fáceis de ser notados: norte (0º de azimute cartográfico),sul (180º), este ou leste (90º) e oeste (270º). Dependendo do tamanho da bússola pode caber mais quatro pontos que são chamados de pontos colaterais; nordeste (45º), sudeste (135º), noroeste (315º) e sudoeste (225º) e se o visor for maior ainda costumam incluir mais oito pontos, chamados pontos subcolaterais; nor-nordeste (22,5º), lés-nordeste (67,5º), lés-sudeste (112,5º), su-sudeste (157,5º), su-sudoeste (202,5º), oés-sudoeste (247,5º), oés-noroeste (292,5º) e nor-noroeste (337,5º).

Assim como os meridianos estão para os pólos da mesma forma todos os rumos estão para o observador.


Pontos cardeais
  • E: este ou leste
  • N: norte
  • O ou W: oeste
  • S: sul

Pontos colaterais
  • NE: nordeste
  • NO ou NW: noroeste
  • SE: sudeste
  • SO ou SW: sudoeste

Pontos subcolaterais
  • ENE: lés-nordeste
  • ESE: lés-sudeste
  • SSE: su-sudeste
  • NNE: nor-nordeste
  • NNO/NNW: nor-noroeste
  • SSO/SSW: su-sudoeste
  • OSO/WSW: oés-sudoeste
  • ONO/WNW: oés-noroeste

exemplos de mapas abaixo:



Material estudado e adaptado por J. Paulo S. Kuri

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