Postagens populares

sábado, 21 de maio de 2011

Classe de RPG 1.2 Artirsta marcial


Artes marciais - são sistemas para treinamento de combate, geralmente sem o uso de armas de fogo ou de outros dispositivos modernos. Hoje, as artes marciais, além de praticadas como treinamento militar, policial e de defesa pessoal, também são praticadas como esporte.

A origem do termo "artes marciais"

O termo "artes marciais" refere-se à arte da guerra e tem origem greco-romana, estando vinculada aos deuses Marte, também conhecido como Ares.Assim, as artes marciais, segundo esta mitologia, são as artes militares ensinadas aos homens.
Hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais.
No oriente, existem outros termos mais adequados para a definição destas artes, como wu shu, na China e Bu-Shi-Do, no Japão, que também significam artes de guerra ou "caminho do Guerreiro".
Muitas destas artes de guerra do Oriente e Ocidente deram origem a artes que são praticadas atualmente em todo o mundo, como: o kung fu, o taekwondo, a esgrima, o arqueirismo (tiro com arco), o hipismo, boxe, judô, luta olímpica, ninjutsu etc. Nas modalidades de cunho mais esportivo, (esporte de combate) o objetivo principal são as competições. Por outro lado, as modalidades que têm uma origem mais marcial têm como objetivo a defesa pessoal em uma situação de risco sem regras, muitas vezes com enfoque na formação do caráter do ser humano.
No Japão, estas artes são chamadas de Bu-Dô ou "Um caminho educacional através das lutas".

A História das artes marciais

Sua origem confunde-se com o desenvolvimento da civilização, quando, logo após o desenvolvimento da onda tecnológica agrícola, alguns começam a acumular riqueza e poder e com isso o surgimento de cobiça, inveja e seu corolário, a agressão.
A necessidade abriu espaço para a profissionalização da protecção pessoal. Embora a versão mais conhecida da arte marcial, principalmente a história oriental, tenha como foco principal Bodhidharma - monge indiano que, em viagem à China, orientou os monges chineses na prática do yoga e rudimentos da arte marcial indiana, o que caracterizou posteriormente na criação de um estilo próprio pelos monges de shaolin -, é sabido, historicamente, através da tradição oral e escavações arqueológicas, que o kung fu já existia na China há mais de 5 000 anos. Da China, estes conhecimentos se expandiram por quase toda a Ásia.Japão e Coreia também têm tradição milenar em artes marciais. No Japão, destaca-se o judô, o caratê e seus estilos, tais como shotokan, bushi ryu, shito ryu, shorin ryu, o jiu-jítsu, o quendô, o aiquidô etc.
Recentes descobertas arqueológicas também mostram guardas pessoais na Mesopotâmia praticando técnicas de defesa e de imobilização de agressores. Paralelamente, o mundo ocidental desenvolveu outros sistemas, como o savate francês.
Actualmente, pessoas de todo o mundo estudam artes marciais por diferentes motivos: como condicionamento físico, defesa pessoal, coordenação física, lazer, desenvolvimento de disciplina, participação em um grupo social e estruturação de uma personalidade sadia, visto que a prática possibilita o extravasamento da tensão que harmoniza o indivíduo, focalizando-o positivamente.
As artes marciais apresentam uma enorme variedade de golpes. O combate no solo emprega principalmente técnicas de quedas, chaves, torções, estrangulamentos e imobilizações.
Socos, chutes, joelhadas, cotoveladas e até golpes com a cabeça são, em geral, aplicados nas técnicas de combate em pé. O termo da língua inglesa ground and pound (que pode ser traduzido como "socar / triturar / encurralar no chão") designa os golpes traumáticos desferidos contra o oponente que estiver dominado no solo.



Curiosidade sobre Kung Fu

A China é um país com uma das maiores geografias do mundo, e uma enorme variação de terrenos, clima, cultura, religião e classes sociais. Existem inúmeros estilos que se dividem em escolas do norte, sul, escolas internas e externas. Todos os sistemas oscilam em 350 a 400 estilos com suas características únicas:

Nome tradicional
"Tradução"

Tong Long Chuan
Box do Louva-à-Deus
She Chuan
Box da Serpente
Fu Chuan
Box do Tigre
Hok Chuan
Box da Garça
Pao Chuan
Box do Leopardo
Ien Jiao Chuan
Box da Águia
Loong Chuan
Box do Dragão
Hou Chuan
Box do Macaco
Ma Chuan
Box do Cavalo
Mou Chuan
Box do Gato
Tin Uá Chuan
Box do Sapo
Kou Chuan
Box do Cão
Tsui Chuan
Box do Bêbado
Zu Chuan
Box da Raposa
Chan Pao Chuan
Box do Puma
Chie Tzu Chuan
Box do Escorpião
Di Chuan
Box do Pato
Ien Chuan
Box do Facão
Tongbei Chuan
Box dos Punhos Penetrantes
Piqua Chuan
Box do Macaco Branco
Tshin Y Chuan
Box Mente e Corpo
Tai Chi Chuan
Box da Grande Harmonia
Pa Qua Chuan
Box dos Oito Trigramas
Cha Chuan
Box Muçulmano do Norte
Fu Jiao Pai
Box da Garra de Tigre
Hung Gar
Box da Família Hung
Lao Gar
Box da Família Lao
Choi Gar
Box da Família Choi
Lo Han Chuan
Box do Guardião de Buda
Tsai Li Fo
Box das Três Famílias
Nan Chuan
Box do Sul
Ji Chiao Chuan
Box dos Chutes
Shuai Chiao Chuan
Box da Queda Chinesa
Di Tan Chuan
Box das Acrobacias
Wing Chun
Box da Bonita Primavera
Chin-Na
Box das Torções
Wu Xin Chuan
Box dos Cinco Estilos
Qixin Quan
Box das Sete Estrelas
Chan Chuan
Box do Punho Longo
Hua Chuan
Punhos Floridos



Artes marciais no RPG

Como é mundo de fantasia e originalidade própria do jogador, é sempre bom revisar e pesquisa que estilo você vai em base ao elemento de manipulação, pois monge não pode bloquear um ataque direto de Troll ou gigante da montanha apenas cruzando braços como personagem de vídeo game esperando impacto sem que nada aconteça, sendo assim exemplos que vou citar como exemplos são os estilos de luta dos artistas marciais do mundo de Zaryon que são mestre na arte da defesa pessoal e manipulam elemento da natureza como fogo, terra, agua & ar, como aura de crescimento espiritual sobre o velho conceito de junção de equilíbrio do corpo e da alma unidos, abaixo vou descrever pouco da cultura e estilo das familias tradicionais dos quatro cantos do mundo.



Mestre do estilo do punho de fogo do Dragão Rei de nove chifre do Norte

Uma lendária familia de mestiços da junção do homem com dragão, (meio dragão), são guerreiros que mesmo que altos são rápidos como seus golpes de impacto, como aura do fogo que faz seus punhos ficarem flamejantes ao certo modo pelo nível de potência de golpe poderá destruir escudo grandes, parte de armaduras reforçadas, quebrar lamina de espada ou lança, murros de castelos ou masmorras. O Templo que vivem em treinamento nas montanhas de vales vulcânicos.

Restrições da Classe: somente para personagens meio dragão não usam armas.
Modelo da roupa é da cor vermelha de vários tipos de coloração do tom avermelhado.



Templo no vale dos ventos cortantes

Em lugar íngreme de pouco acesso vivem os adeptos da escola do punho da águia ou cortantes, que emanam e controlam aura do elemento do vento, dizem que sua maior artifício de sua técnica marcial é deixar adversário longe o bastante com golpe de impacto, muito disciplinados em seus treinamentos raramente saem de seu templo antes de sair para desbravar verdadeiros desafios, para conseguir melhorar seu estilo e mostrar ao mundo punho do Templo do vale dos ventos cortantes.

Restrições da Classe: somente para personagens de raças místicas (elfos, gnomos, duendes entre outras conhecidas, não aceito para goblinóides e humanos), usam armas como garras, pequenos punhais exóticos e Lança.
Modelo da roupa é da cor vermelha de vários tipos de coloração do tom avermelhado.



Refugio da harmonia

O lar dos mestres da alquimia oriental de tradição antiga da arte marcial dos elfos e equilíbrio perfeito da natureza, são dominadores de vários estilos baseados em todas as criaturas; Falcão, Escorpião, Besouro, Gato selvagem, Tigre, Dragão verde, Serpente, Búfalo, Boi, Cervo, Pardal, Macaco, Gorila, Louva-a-deus, Puma, Pavão, Galo, Lobo entre muitas outras espécies. a base dessas técnicas são determinadas em virtudes do povo elfo como harmonia, dedicação, treinamento, corpo e alma. são muito conhecidos pelas suas ervas cura como chã dos milagres como acupuntura, não gostam de lutar sem que tenha objetivo justo para demonstração de sua técnicas milenar quase secreta preferindo evitar confrontos desnecessários, e sempre os estilos são passados de gerações familiares.

Restrições de classe: Somente para elfos

Armas depende muito do estilo enquanto outros estilo não preferem exemplos

Estilo do pavão usam dois leques ou estilo do macaco que usa bastão, outros como Dragão verde e Tigre são de mão limpas.



Refugio da Raposa

Mesmo sendo não muito aceito os adeptos ou alunos de artes marciais da escola da raposa que somente é regida pela hierarquia humana que tem estilo de sofisticado, mas que outras familias chamam eles de ladrão de técnicas de lutas já que seu estilo é aprender e melhorar cada estilo aprendido em desafios, mas são temidos pelo seus prodígios que mesmo que copiam também são muito bons em criar estilo próprio mesmo que tempo curto de vida são muito bons adversários como freqüentemente visto com grupos de aventureiros facilmente, suas armas quando não são de minérios ou material raro é mágico já que seus confrontos as vezes precisam de ajuda quando inimigo tem artifícios superiores aos limites humanos a cor da roupa é variável, mas sempre com raposa no peito ou nas costas são conhecidos em muito reinos como peregrinos sem conhecimento, mas nem sempre são desafiados quando temidos por sua fama as vezes boa as vezes má conduta, porem jamais são mercenários e se outro descobre que usam seu aprendizado são desafiados e mortos por outro que descubra que usa seu aprendizado para fins lucrativos. o estilo mais conhecido são escola da lua.

Nota final espero que gostem usem um dia para campanhas esse estilo que muito vasto para boas aventuras seja variados cenários e campanhas de RPG, obrigado a todos.



Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil License.

Agradecimento especial ao site deviantART pelas maravilhosa ilustrações.

Material adaptado por J. Paulo S. Kuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário