Postagens populares

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Goblins - Lacaios das Trevas


Os goblins são normalmente associados ao mal. Diz-se que são feios e assustadores, fazem feitiçarias, estragam a comida, travam guerras contra os gnomos. Os RPGs normalmente incluem goblins em sua galeria de seres.

Em algumas mitologias os goblins possuem grande força. Normalmente por serem seres de pouca inteligência e hábitos selvagens, moram em cavernas ou pequenas cabanas construídas com paus e peles de animais. Sua grande capacidade de sobrevivência os faz seres presentes em quase qualquer ambiente, sendo possível serem encontrados em montanhas, pântanos, desertos, pedreiras, florestas ou cidades.



Vivem em bando, com uma comunidade precária semelhante a uma sociedade de homens primitivos. Dentre seus armamentos se encontra a clava, o machado de pedra, a zarabatana, além de pequenas lanças e pedras.

Eles pertencem ao grupo dos goblinóides dividindo-se em goblins, hobgoblins (parecidos aos goblins, porém maiores - de 1,40 m até a altura de um ser humano normal - e mais evoluídos) e os bugbears (maiores que um ser humano normal, muito mais fortes que os goblins e com a habilidade de se transformarem em ursos).

Na Finn Family Moomintroll, terceiro livro da série de Moomin de livros infantis de Tove Jansson, o Hobgoblin é uma estranha criatura mágica; até mesmo o seu chapéu, quando encontrado por outras criaturas, pode trabalhar todos os estranhos tipos de magia por si só. Embora ligeiramente assustador para aqueles que não o conhecem, o Hobgoblin é, de fato, uma criatura solitária e sensível, que pode conceder os desejos dos outros, mas não o seu próprio - a menos que alguém especificamente lhe peça por algo que ele quer e, em seguida, lhe dê aquilo que ele próprio criou.



Na mitologia de Tolkien os goblins, chamados Orcs, atacam as minas escuras de Moria ,matando todos os seres existentes no mesmo local. São um povo facilmente subjulgado, sentem medo do Demónio do mundo antigo, o Balrog criado por Morgoth,o primeiro senhor do escuro da Terra fantasiosa de Tolkien.

Em O Hobbit, de JRR Tolkien, Hobgoblins são uma ameaça, maior e mais forte forma de Goblins. Tolkien comentou mais tarde, numa carta, que através de mais estudos de folclore posteriormente ele tinha apreendido que "a afirmação de que hobgoblins seriam" uma espécie maior '[de Goblins] é o inverso do original da verdade." Tolkien então rebatizou-os de Uruks ou Uruk-hai, numa tentativa de corrigir seu erro.
Também em O Hobbit, Tolkien coloca o Bugbear Beorn como uma classe diversa dos Goblins (Orcs) e Hobgoblins (Uruk-hai), consistindo, inclusive, em um dos seres que ajudam Bilbo, Gandalf e Torin Escudo de Carvalho.

Existem também goblins no jogo Magic: The Gathering. Geralmente são da cor vermelha que é a cor da furia e da emoção. São fracos e não muito inteligentes. Normalmente sabem apenas bater e morrer. Porem geralmente em grupos são fortes e rapidos, e sem piedade. No jogo também recebem o nome de mogg (eles são amarelos as vezes).

Fontes Winkipédia



Eis aqui mais uma das “raças monstruosas” dos jogos de fantasia que sofreu uma releitura para ser utilizada como Personagem Jogador no Fantapunk. Embora sua participação nas tramas do mundo de Urancha ainda seja discreta e esta raça esteja concentrada principalmente em uma nação na região nordeste de Hy-Brasil, já é possível detectar um aumento de sua influência, principalmente no Mundo das Sombras. Com vocês, os goblins.




Provavelmente nenhuma outra raça preza tanto o conceito de liberdade quanto os goblins. Depois de um grande período de escravidão nos antigos reinos adamitas de Áztlan e Atlântida, eles se rebelaram enquanto seus captores fugiam do cataclisma e, ao chegarem em Hy-Brasil, se auto proclamaram livres, empreendendo inúmeras guerras para vencerem definitivamente o fantasma da submissão.



Dizem as lendas que os goblins são o resultado evolutivo de um tipo de lagarto, o que lhes confere habilidades especiais como regeneração celular acelerada, resistência a venenos e magias de controle da mente. Possuem uma predileção pelo machado de dois gumes e de punhais de lâmina retorcida, decoradas com símbolos e runas.

Os goblins não gostam de ambientes muito fechados e com pouca circulação de ar. Abominam o uso de correntes sob qualquer aspecto, tolerando-as em alguns tipos de maquinário apenas quando são inevitáveis e não puderem ser camufladas. Tendem a se sentir muito bem em ambientes abertos junto à natureza, vivendo em harmonia com os animais que procuram criar em total liberdade.

Sua estatura gira em torno de 1,70m e seus olhos e cabelos são verdes, assim como sua pele, que é levemente coriácea. Possuem as orelhas arredondadas e os olhos azuis ou verdes. Seu olfato é excelente e seu tempo de vida é de cerca de 180 anos. Os membros desta raça são onívoros e seu ciclo de atividades é preferencialmente diurno.

Este povo ainda não superou o trauma de ter sido escravizado, por este motivo suas relações com os adamitas não são nada boas, excetuando-se os atlantianos que por também terem sido escravos, tratam os goblins de uma maneira especial. Possuem um excelente relacionamento com os orks, bandar e duendes, enquanto que com as demais raças as relações são meramente formais.

Suas cidades possuem grandes fortificações e vias de acesso repletas de armadilhas para evitar a invasão de algum exército inimigo. Dentro de suas muralhas existem grandes casas de até três andares, feitas e pedra e madeira, com janelas largas e grandes jardins floridos onde podem viver dezenas de indivíduos de uma mesma família. As principais nações em Hy-Brasil são Valverde e Cachoeira da Fumaça, enquanto que em Arcádia temos Elvas e Ubeda.

Os goblins veneram Selena, a primeira evoluída e sua religião é chamada de “O Canto da Liberdade”. Não existe, ou pelo menos se conhece, um idioma próprio desta raça. Falam o Esperanto e outras línguas locais, quando habitam nações de outros povos.

Se você deseja criar um personagem para quem a liberdade é tão vital quanto o ar que respira, pense na possibilidade de jogar com um goblin, pois a cultura deste povo pode proporcionar situações aventurescas bastante interessantes.

Fontes Rede RPG Ad&d



Os Goblins no Mundo de Zaryon



Como são da linhagem Goblinóides são menores porem mais inteligentes e astutos entre as demais espécies, mesmo muitos seguindo tradições antigas em grupos formando tribos outros fizeram aliança com outros reinos e etnias como fazendo aliança de paz com seres da floresta como Elfos, Fadas, Centauros entre outros guardiães das floresta que que residem o melhor é ter aliados que nela já vivem antes deles. Até mesmo em lugares mais civilizados como humanos próprios intitulado sua morada por murros de seus reinos fizeram pacto de aliança pela proteção em seu reino fornecendo conhecimento de matemática e geometria que eles próprios aprenderam com homem e são superiores em formulas e equações com menor tempo de calculo como também para melhoria de maquinário para guerra como catapultas, Besta, confecção de ferreiros goblins que são artesãos habilidosos em construção e remanejamento de criar armadilhas tecnológicas pra época que é algo como inexplicável.

Nisso o ambiente também faz terem caracterizadas unica para cada espécie que serão citadas abaixo.

Goblins Brancos ou Albinos

São que trabalham nas masmorras ou lugares secretos dos reinos mais poderosos em militarismo e economia que usa esses goblins como seu núcleo de sabedoria secreto são de poucas palavras e muito respeitados pelo seus senhores são mais inteligentes que foram alfabetizados entre os demais que sempre serão apenas esperto e matutos. Entre outros Goblinóides são considerados goblins domesticados e muito odiados por essa escolha de aliança com homens sendo dessa forma.

Nome: Goblins Brancos
Espécie:Goblinóides
Paretescos próximos: Goblinóides em geral.
inimigos Naturais: Nenhum em especial
Especificações físicas:
Altura: 1,00
Peso: 20 Kg
Cor da Pele ou Pelos: Pálidos.

Dieta Balanceada: Mesmo que homens da realeza comem.

Goblins Selvagens

São muito temidos pelo sua crueldade nos encontros com essas tribos que invadem fazendas, regiões a noite, condados, vilarejos em geral. São ladrões que invadem em bandos numerosos trazendo algazarra e balbúrdia sem precedentes sendo temidos por reputação negativa.

Nome: Goblins Selvagens
Espécie: Goblinóides
Paretescos próximos: Goblinóides
inimigos Naturais: Anões, Elfos, Centauros, Homens, Gigantes e tudo que invada seu território mesmo sendo outros Goblinóides.
Especificações físicas:
Altura: 1,12
Peso: 32 Kg
Cor da Pele ou Pelos: Cinzentos e Pardos

Dieta Balanceada: Carnívoros.

Organização & Lugar de Origem

Mesmo sendo muito primitivos e agressivos são muito organizados sendo temido pelas armadilhas que deixam ao redor de suas tribos como são mestre na arte da emboscada, lugares que mais gostam de ficar são pântanos e cavernas.

Cultura

fazem como seus ancestrais que servem a legados e gordas antigas matem costumes de impor sua existência pelo medo e a dor.

Goblins da Floresta

Goblins que muitas vezes são aliados dos seres da floresta como citado no texto acima com ilustração bem informativa, porem eles tem ainda costumes antigos como criar engenhocas e torturar pessoas para jamais voltar ao seu território, mas não matam apenas deixam perturbada a mente da vitima.

Nome: Goblins da Floresta
Espécie: Goblinóides
Paretescos próximos: Goblinóides
inimigos Naturais: Invasores das Floresta
Especificações físicas:
Altura: 1,20
Peso: 30 Kg
Cor da Pele ou Pelos: Pele grossa Verde

Dieta Balanceada: Frutas e Animais do Ambiente que lhe é permitido caçar por comida não por prazer.

Organização & Lugar de Origem

Como devem seguir costumes dos elfos que é etnia mais antiga da floresta e sabia seguem suas ordens sem questionar vivendo próximos de suas moradas.

Cultura

Se tornaram mais pacíficos até certo ponto pela tradições dos povos da floresta que preferem ficar apenas no anonimato em seu território que é unica coisa que os fazem erguer suas ações, depois do acordo com povo da floresta eles são vigilantes e mesmo tempo pregadores de peças em grupo de aventureiros desavisados roubando moedas e itens que eles achem interessante. Afinal goblins nunca deixa de velhos costumes...



Uma curiosidade que os aventureiros devem saber.

Caso encontrem tribo de goblins que tenha um mulher cuidado ela é mais perigosa sendo cultuada como uma semi-deusa entre goblins que muitos a chamam de Rainha Goblin dando poderes pelo ensinamentos dos antigos chefes ritualista da tribo são perversas e mais mortais que próprios seguidores Goblinóides que são fanáticos e a protegem com vida sem pensar duas vezes. Mas quem já enfrentou uma rainha goblin sabe que na verdade é espirito maligno possuindo um corpo mortal e usa as crenças pagãs dos Goblinóides para seus desejos obscuros e secretos. Nisso forma as hordas formando e unindo varias tribos de goblins.




Matérial estudado e adaptado por J. Paulo S. Kuri
Agradecimento especial ao site deviantART pelas maravilhosa ilustrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário