Postagens populares

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Orcs ou Orcos - Lacaios das Trevas




Orc ou Ork (termo vindo do latim Orcus, um dos títulos de Plutão, o senhor do mundo dos mortos), aparece nas línguas germânicas e nos contos de fantasia medieval como uma criatura deformada e forte, que combate contra as forças "do bem". Este conceito foi popularizado no romance de Tolkien, O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e virou recorrente em jogos de RPG de mesa ou RPG eletrônico, como D&D, World of Warcraft, Tibia e Ragnarok Online.
Orcs são seres de peles enrugadas e reptilescas com uma tonalidade que vai do verde musgo ao marrom escuro. Maus de natureza são seres bárbaros de notável força e igual crueldade, sendo hostis a qualquer criatura que os pareça mais fraca.
A maioria das sociedades Orcs são de formação semelhante ao militarismo, tendo um grande general (Normalmente o mais forte ou corajoso do bando) que comanda seus recrutas (Orcs jovens e fracos demais para assumir uma boa posição) com a ajuda de capitães ( Ors fortes e experientes, porém não corajosos o suficiente para derrubar o general). Algumas sociedades seguem um caminho mais espiritual. Seus líderes são os xamãs, sendo o líder geralmente o mais sabio (por isso, o mais velho, em alguns casos).



Apesar de serem criaturas selvagens têm uma ótima noção de táticas de guerra, venenos, trilhas e clima e caça, o que os leva a serem ótimos guerreiros normalmente contratados por reis inescrupulosos que querem uma vitória a qualquer custo. Muitos de sua raça se tornam mercenários e vão andar pelo mundo oferecendo seus serviços a qualquer um que pague algumas moedas.
Em períodos de guerra Orcs costumam capturar as prisioneiras de guerra para violenta-las sexualmente, gerando assim uma raça mestiça e impura de seres grandes e musculosos, parecidos a um ser humano porém grotescos e brutos. São os meio-orcs, uma curiosa raça que apesar de herdar os dotes físicos de seus pais não herdam necessariamente o espírito vil dos mesmos, logo podem tornar-se heróis notáveis, apesar da maioria acabar sendo hostilizada pela aparência.

Fontes Winkipédia



Orcs por Tolkien

Orcs são seres vil,maus, enganadores, covardes por natureza, bárbaros, hostis a qualquer criatura que os pareça mais fraca, e de notável força e igual crueldade. Possuem peles enrugadas e semelhantes à de répteis, de cor verde musgo ao marrom escuro. Convivem em sociedade, com formação semelhante ao militarismo, tendo um orc mais forte, considerado grande general, que com a ajuda de capitães comanda recrutas jovens e fracos. Algumas sociedades possuem um líder espiritual, o xamã, geralmente o mais sábio. São criaturas selvagens, mas são ótimos guerreiros e têm excelente noção de táticas de guerra, venenos, trilhas e clima e caça.

Nas obras de Tolkien, são citados como criaturas humanóides, feias, geralmente menores que os humanos, de braços compridos como macacos, costas e pernas arqueadas, sangue negro e azedo, remanescentes de corpos ressuscitados. O autor os descreve:
"são atarracados, largos, com nariz achatado, pele desbotada e olhos oblíquos"



Usados como soldados pelos vilões Morgoth, Sauron e Saruman, são retratados como estúpidos, infelizes, que odeiam todos, incluindo a si mesmos e aos seus mestres, que servem por medo. São incapazes de fazer coisas belas, mas conseguem criar instrumentos para ferir e destruir. Em batalha, cantavam canções horríveis, usavam um tipo de armadura bastante eficiente, embora inferior à dos Elfos e Anões. Também usavam flechas e lâminas envenenadas, e podiam criar máquinas de tortura.

Sempre famintos, são capazes de comer todo tipo de carne, até a de homens e cavalos, à exceção talvez de sua própria raça, embora haja algumas alusões ao canibalismo.

Havia variações entre os tipos de orcs. Os exemplos mais clássicos são:

- Uruk-hai: maiores, mais fortes e de pele negra.

- Snaga: menores e mais fracos que os Uruk-hai, escravos.

Também encontramos variações quanto às funções:

- Sauron criou orcs soldados, ou perseguidores, como os Uruk-hai

- Saruman criou orcs mais altos e tinham proporções mais humanas (de um provável cruzamento entre estes e humanos), por isso eles podiam caminhar sob o sol, mesmo que não gostassem de seus raios.

Há duas teorias para desvendar a origem dos orcs. Uma delas é de que os orcs eram feitos de pedra e lodo e animados por feitiços de Morgoth (uma vez que na obra de Tolkien, o mal não cria seres animados, pois a Chama Imperecível estava com Eru Ilúvatar). A outra é até explicada pelo autor em “O Silmarillion” e afirma que Morgoth torturou e mutilou Elfos da divisão dos Avari, tornando-os orcs (pois era incapaz de criar seres independentes de sua vontade). Como os Elfos são imortais, isso tornaria os orcs igualmente imortais, o que soa inconsistente. Mas existem evidências de que eles não são imortais, mas vivem muito.

Em jogos, os orcs são mais altos, maiores que humanos, e têm usualmente a pele esverdeada, como em Warhammer Fantasy, Forgotten Realms, Warcraft e outros.

Há uma referência aos orcs também em “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa” de C.S. Lewis. Quando Aslan chega à Mesa de Pedra, o narrador menciona criaturas maldosas que se reuniram em torno da Feiticeira Branca – incluindo “Orknies”.



Os Orks ou Orcos no Universo de Zaryon

Cruéis, criatura vil, amedrontada pelo seus senhores, com saboreia com lágrimas e sangue dos inocentes que passam pelo seu caminho sua real natureza de origem foi do confronto entre Deus Bakalla e seu filho e legitimo herdeiro Baha-kalla que resolveu apresar seu reinado confrontando o seu pai numa batalha colossal que não teve tempo de duração porem após batalha e o filho ter ganhado do pai sangue que se espalhou no solo amaldiçoado teve criaturas que surgiram sem forma e sem alma assim sem perder o tempo ele as moldou a face de sua batalha nascendo orks odilicos entre ogros, trolls que gerou os outras gerações de orces mais fracos e menores. Assim dizia shamans orcs aos jovens guerreiros em rituais de iniciação.

Nome: Orc, Ork, Orco
Espécie: Orces
Paretescos próximos: Ogros e Trolls
inimigos Naturais: Elfos e Anões e tudo que vivo e viva na luz do dia.
Especificações físicas:
Altura: dente entre 1,40 até 2,10
Peso: 40 até 120 Kg

Cor da Pele ou Pelos: Tem muita variantes entre Azul, Bege, Cinza e Vermelho e as vezes negro.

Dieta Balanceada: Comem tudo até mesmo da própria espécie se necessário.



Lugar de Origem

Vivem em numerosas tribos ou grupos que se refugiam em cavernas, desfiladeiros, pântanos, desertos ou savanas, lugares de baixa temperatura, nisso que orks e humanos se assemelham por terem adaptação a qualquer clima porem orcs não gostam de viver ou andar em lugar com luz do sol que enfraquece o quanto mais ficarem expostos.

Cultura

Não tão diferente da cultura humana porem com divindades obscura que pedem dogmas de sacrifícios em luas ou épocas em épocas para manter adoração e crenças pagãs.

Comportamento

Cruel, covardes, vil e encrenqueiros e blasfemadores adoram provocar inimigos antes da batalha como também conseguir o que precisam através de tortura longa e dolorosa mesmo que fale continuam pelo prazer dos gritos.

Organização

Mesmo sendo de comportamento primitivo e estúpidos são muito disciplinados e inteligentes como uma pessoa comum já que num grupo tem variações de tarefas que da equilíbrio da força para raciocínio lógico mas ao jeito ork.

Conheça as tribos mais perigosas.



Tribo de Hortak é a mais conhecida e temida já que dizem ser descendentes diretos dos que foram esculpido do solo amaldiçoado com sangue do primeiro senhor das trevas e dado sopro da alma negra do Rei das Sombras Baha-kalla. Poderosos e muito fortes são como tigres das sombras que matam e caçam pelo prazer jamais matam algo que não de gosto desse ato, foram a horda mais temida sendo liderados pelo seu filho "Ashahanam o príncipe da noite" destruindo inúmeros condados e destronando doze dos maiores reis e reinos na primeira era no livro "O enviado do Caos", uma lenda que mito para vergonha dos homens consideram lenda de reinos menores. Agora são pequena tribo com poucos que manter tradições militares repassadas pelo próprio senhor dessa antiga Horda vencida. Eles foram principio pra todas outras tribos que fizeram pequenos grupos e começaram a ir para outros continentes para forja novos lugares e conquistar territórios enquanto poucos ficaram esperando chamado de seu antigo líder o príncipe da noite.

Lugar de Origem: Eles ficam na tribo intitulada Manokak-thur (Assassinos das Sombras) que fica em Hortak que fica nos mares de sangue ao Oeste sua localização é mistério até mesmo para outras tribos de orcs entre outras criaturas que residem esse solo perigoso.

Classes atribuída da Tribo Manokak-Thur

Arqueiros, Assassinos das Sombras, Batedores, Berserker, Cavalaria montada terrestres e Voadores, Caçadores, Druidas, Espadachim, Guarda Costa Imperiais, Guerreiros, Lanceiros, e classe mais temida na 1° guerra de chagas batizada de Imortais das Trevas...



Tribo Morgi-kay

Pequenos cinzentos que tem mais afinidades com goblins que vivem em cavernas.
Sua aparência humano-ide encurvada tem olhos amarelados são a tribo mais fraca fisicamente, porem com maior massa populacional nisso vencem muitos confrontos entre aventureiros, anões entre outros grupos pela quantidade ou pelo fabricação de suas armadilhas de simples construção e facilidade de utilidade.



Tribo Nulkyr

Grande combatentes tem pelo verde e grandes pressas afiadas como javali ou lobos, gostam de domesticar animais selvagens muito orgulhosos porem unidos entre costumes antigos de tribos de guerreiros nômades.



Tribo Orukan

Altos e magros são bons em tortura e construção de engenhocas ou maquinários de guerra, grande ferreiros para construção de armas & armaduras.

Tribo Revanor

São de pele vermelha intensa, olhar negro ou variado entre amarelo ou barnco são como sacerdotes ou xamãs em crenças antigas da religião Orc, são muito inteligentes e conhecedor de antigas tradições mesmo de outras etnias mesmo religiosa e militarismo, nisso usam esses artifícios como escudo para suas escolhas.



Matérial estudado e adaptado por J. Paulo S. Kuri
Agradecimento especial ao site deviantART pelas maravilhosa ilustrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário