Postagens populares

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Classe de RPG Clérigo


Em jogos de RPG, o clérigo é uma classe de personagens típica de cenários de fantasia medieval, dentre os quais se destacam os jogos Dungeons & Dragons, mais conhecido como D&D. Uma classe dá habilidades (ou perícias) exclusivas para o personagem de cada classe. No caso, um clérigo age como um agente intermediário, controlando poderes divinos e infernais, dependendo a qual deus o clerigo é devoto, em Dungeons & Dragons existem diversas divindades, algumas boas e outras malignas.
Um clérigo tem o poder de expulsar mortos-vivos, da mesma maneira que pode os invocar e os controlar para realizar seus objetivos. Ele também possui o poder de curar ferimentos facilmente apenas com sua fé, da mesma forma que pode causar ferimentos e doenças com o mesmo método. Diferente de um feiticeiro ou um mago, um clérigo tem como fonte de poder, sua fé. Como um clérigo tem como fonte de poder, sua crença e/ou fé, irá se desgastar menos que outros personagens, o tornando o mais perigoso de todos.
Clérigos estão presentes em diversos RPGs, D&D, e Shining Force. Na maioria dos casos, os clérigos aparecem nos jogos como vilões ou milagreiros particulares do herói principal. Em alguns jogos é possível derrotar um personagem diminuindo sua fé, dando a ele algum estado (ou status) negativo, o corrompendo e o destruindo mais facilmente. Ter um clérigo no grupo da uma grande vantagem sobre o inimigo, além de economizar dinheiro comprando itens e/ou poções.
Clérigos na maioria das vezes são o terror das forças malignas, também podem trazer da morte (reviver) outros personagens, da mesma forma que pode os levar à mesma, sem o matar antes. Seu poder basea-se em fé, e portanto, utiliza da magia divina. A arma predileta dos personagens desta classe é a Maça (ou Clava).

Fontes Winkpédia



O Clérigo é um crente e defensor de um deus de uma mitologia em particular. Mais do que um seguidor da religião, ele intercede e atua em benefício de outras pessoas, tentando usar seus poderes para ampliar a crença em seu mito.
Todos os Clérigos possuem determinados poderes: a capacidade de lançar magia, a força das armas para defender sua fé e poderes especiais, concedidos pela divindade, que o ajudam em sua pregação. Embora não sejam tão violentos como um Guerreiro, eles são treinados para usar armamentos na defesa de sua causa. Clérigos podem usar magia, principalmente paa atingir os objetivos da divindade, e também para proteger seus seguidores. Possuem poucos magias ofensivas, mas estas são muito poderosas.
Clérigos são bastante habilidosos em combate, mas suas opções na escolha de armas é limitada. Eles podem usar qualquer tipo de armadura e escudo. Clérigos comuns, relutantes em derramar sangue ou semear a violência, só podem usar armas sem corte, de impacto. Os personagens desta classe têm acesso a uma boa quantidade de itens mágicos, incluindo pergaminhos clericais, a maioria das poções e anéis, algumas varinhas e bastões, cajados, armaduras, escudos e as versões mágicas de qualquer arma permitida por sua ordem.



O Clérigo também tem poder sobre mortos-vivos - criaturas malignas que existem em uma espécie de não-vida, nem mortos nem vivos. O Clérigo está apto a derrotar estas imitações da vida. O poder da fé permite que o personagem afugente ou destrua essas criaturas (um clérigo maligno, no entanto, pode fazer com que os mortos-vivos obedeçam a seus comandos).

No 9° nível, o Clérido pode receber autorização oficial para construir uma fortaleza religiosa, seja um mosteiro fortificado ou um convento isolado. Este local deverá estar apto a funcionar como local de culto e oração, e servir a causa do Clérigo. O custo da construção será de apenas metado do preço normal, já que a obra tem sanção oficial e grande parte do trabalho é voluntário.

Pré requisitos do Clérigo

Habilidades Exigidas: Sabedoria, Crença ou fé & Constituição
Pré-Requisitos Principal: Crença ou fé
Raças permitidas: Todas

Equipamento Iniciais e Obrigatórios de Clérigo

Medalhão de sua Divindade
Armadura pesada
Massa, Porete, Mangual ou Martelo de guerra
Livro do Clericato de sua religião (Que ajuda ampliar seus poder em expulsão de morto-vivos como seu medalhão).
Escudo de punho ou maior.
Jovem montaria (que varia pelo deus que ele represente)



Nota especial do Clérigo

Á primeira vista um clérigo pode ter aspecto ou parecer um personagem sem pouco de brilho sendo apenas médico de seriado que apenas servia para fornecer simples suporte ao grupo, sendo nem muitas vezes escolhido por um dos jogadores, mas esta enganado sendo criado com muito fervor e dedicação será personagem viável e de uma utilidade tanto em suas magias divinas como em combate com outros de linha de frente sendo satisfatório sabendo cria-lo com boa imaginação e coerência e suprindo suas e necessidades do grupo que você ajudará manter vivos e inteiros.


Propriedades de um Clérigo

Quando você escolhe um Clérigo, você ganha acesso
grimório de magias divinas dependendo de sua divindade lhe ofereça é claro, maioria delas são de cura e efeitos temporários de bonificação nos tributos do grupo ou individualmente.
Poder Sobre Mortos Vivos: um Clérigo bondoso pode expulsar destruir ou os Mortos-vivos, e um Clérigo maligno pode invoca-los ou paralisar ou mesmo força-los obedecer a uma única ordem sua ordem sua. Um Clérigo neutro pode escolher entre estes dois efeitos, mas uma vez que esta decisão seja tomada jamais pode ser voltada atrás.
Bons Testes de resistência de fortitude e Vontade. Esta Resistência Física e mental natural o ajuda uma resistir uma maioria dos efeitos sua mente enganariam que, acometeriam seu corpo seu espírito ou atacariam, encantamentos compulsões, Ilusões, medo, Incluindo metamorfose, venenos desintegração. Além Disso, o alto valor de Sabedoria Que o Clérigo tem que fazer preces (como recitar versículo dos ensinamentos de sua divindade), conjurar magias divinas que possa dar bônus aos seus ou um único companheiro em aumento teste de resistência de vontade. Poucas classes podem ser comparado aos testes de resistência de um Clérigo.
Boa seleção de magias divinas: A lista de magias do Clérigo estabelece Cheia de magias Salva-Vidas contra venenos como retardar, neutralizar venenos, Doenças removedoras, e como sempre as populares magias curar de ferimentos. Melhor marca dele é em recebe um acesso magias de ataque poderosas, tais como arma espiritual, luz cegante e coluna de Fogo, como bem como excelentes magias defensivas e de utilidades.
Magias Espontâneas: Um Clérigo bondoso pode usar magia qualquer conversor que tenha preparado uma magia de curar ferimentos antecipado. É como deixar magias preparadas antes da situação de risco magias de cura conforme grupo ou companheiro precisar da assistência divina. Similarmente, um Clérigo maligno usa suas magias em ferimentos fazendo infligir ou aumentando a dor ou provocando novos ferimentos ao alvo.

Domínios: Seu Clérigo pode realizar uma vasta lista de domínios clericais, cada um dos quais escolhidos dá uma habilidade especial um ou mais elementos acesso e uma magias extras dependendo da essência base entre elementos principais, (Fogo, Terra, Ar, Agua, Gelo e Luz). Domínios é uma ótima ferramenta para Clérigo ter a melhor utilidade.

Boa Classe de Armadura: Fato dele poder usar qualquer armadura pesada e de boa resistência o faz ser tanque de guerra, porem tipo de escudos são sempre de punho ou médios jamais de corpo inteiro, significando que o Clérigo geralmente tem uma classe de armadura impressionante.

Bons Pontos de Vida: Clérigos como paladinos são abençoados com saúde divina que os fazem ter pontos de vida tão bom como de um bárbaro mas não ultrapassa-lo de inicio.

Bom Bônus de Ataque: Como usam armas que podem receber bônus automático quando ele a empunha esse bônus é elevado ainda mais quando ele próprio faz propositalmente contra inimigo ou mortos-vivos.

Montaria divina: Quando clérigo chega ao level 10° ou 20° sua divindade envia uma montaria que o ajudara em combate como meio de transporte mais eficaz e na maioria das vezes são grifo ou Aves de rapina colossais (Águia ou Falcões), raramente um cavalo ou corcel alado como pegasus algo do tipo, quando se tornam Clérigo epicos podem montar dragões emplumados ou Unicórnios se forem mulheres.

Fraquezas do Clérigo

Como muitas Vantagens o preço a pagar de um Clérigo tem grande desvantagem que podem custar seu personagem o usando em situações que ele não é favorável.

Poucos Pontos de Perícia: Pela determinante da sua resistência elevada como seus pontos de magias divinas extras os pontos de pericias muitas fezes custam sempre dobro de pontos para ter as pericias das mais comuns as melhores pericias.

Seleção de Armas medíocre pesadas: O Clérigo e treinado seleção de armamento pesado e que deixa mais lento ainda porem com alto dano e sempre dobrado contra mortos-vivos em geral.

Baixa Mobilidade: A Dependência do Clérigo com Armadura pesada Personagem sempre é lento no Campo de Batalha.

Baixo teste de resistência de reflexos: Clérigos possuem a pior progressão para testes de reflexos. assim nessas situações eles são lentos em ataques furtivos ou muito velozes mesmo sendo de frente.

Jogando com um Clérigo Superior

Grandes Clérigos usam geralmente como ensinamentos que guiem guerreiros ou paladinos com inimigos poderosos e malignos. Além de ter sabedoria de uso divino de suas magias.

Pensando Adiante



Um clérigo experiente sabe que boa parte ele pode fazer sem precisar de dicas do narrador ou do seu grupo, nessa ocasiões seja prudente em sua interpretação como suas magias que faça na aventura pois você é inexorável. Seu grupo espera se que você interprete o papel de médico e de combate você não estabelece preparado a qual será usada, seja cautelosos em usar uma magia que todos possam estar cientes de como se comportar em um combate eminente.
Em caso qualquer, planeje se mantiver mais próximo da ação, para quê possa intervir com uma ou mais magias Ataques físicos Necessários quando. Você e relativamente Mais Resistente quando comparado um Personagens Outros, e pode grupo seu ser facilmente derrotados se você quando intimidar coisas como piorarem. Por outro lado, as suas habilidades de cura fazem de você inestimável em outras palavras você é garantia de sucesso ao grupo sendo apoiado como você mesmo o faz por suas magias divinas por palavras ou gestos.

Matérial estudado e adaptado por J. Paulo S. Kuri
Agradecimento especial ao site deviantART pelas maravilhosa ilustrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário