Postagens populares

domingo, 16 de janeiro de 2011

Dríades


Dríades ou Dríadas, na mitologia grega, eram ninfas associadas aos carvalhos. De acordo com uma antiga lenda, cada dríade nascia junto com uma determinada árvore, da qual ela exalava. A dríade vivia na árvore ou próxima a ela. Quando a sua árvore era cortada ou morta, a divindade também morria. Os deuses frequentemente puniam quem destruía uma árvore. A palavra dríade era também usada num sentido geral para as ninfas que viviam na floresta.
As ninfas de outras árvores são chamadas de hamadríade.
Aparecem nos livros As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewise na série de livros Percy Jackson, de Rick Riordan.
As dríades também eram consideradas feiticeiras na mitologia noórdica. Mas há outras fontes que apontam que elas eram criaturas mitológicas que habitavam as florestas e bosques e davam presentes aos homens que as protegiam de lenhadores e quando ficavam furiosas elas engoliam os homens e eles nunca mais eram vistos outra vez.
As dríades (de drys, "carvalho" em grego, da raiz proto-indo-européia *derew(o), "árvore" ou "madeira") são as ninfas das árvores, principalmente dos carvalhos.
Inicialmente eram o mesmo que as hamadríades, mas uma tradição tardia estabeleceu uma distinção: as dríades podem andar livremente pela floresta, enquanto as hamadríades estão permanentemente ligadas às suas árvores. Entre as dríades eram contadas a árcade Érato, profetisa do monte Cilene e esposa do rei Nictimos; e Titoréia, cujo nome foi dado a uma cidade da Arcádia.

A origem do culto das dríades parece ser a Arcádia. Ao contrário das outras ninfas, não costumam se ligar aos grandes deuses.

Na classificação da flora brasileira elaborada, em 1824, pelo botânico alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), a região da floresta pluvial montana, ou seja, a floresta atlântica, foi denominada "Dríades".



Dríades nos RPGs

No RPG Dungeons & Dragons, as dríades são fêmeas humanóides de aparência lenhosa, com folhas ou grama no lugar de cabelos, que podem entrar e sair das árvores e teleportar-se de uma árvore para outra, mas não podem ficar muito tempo distantes de sua árvore.

Matérial estudado e adaptado por J. Paulo S. Kuri
Fontes Wikipedia, Fantastipedia entre sites diversos e livros sobre assunto como analise própria.

Matérial estudado e adaptado por J. Paulo S. Kuri
Fontes Wikipedia entre sites diversos e livros sobre assunto como analise própria.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa adaptação sobre as 'Driades' denominação historic-o-fantastica da Mata Atlantica...

    ResponderExcluir