Postagens populares

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

RPG no Brasil

No início dos anos 80 conseguir os livros era quase uma epopeia, uma missão digna de muitas aventuras fantásticas, os jogadores que cresciam em número tinham que esperar que um amigo ou parente fosse para fora do país para poder conseguir títulos ainda distantes das prateleiras. Nesse turbilhão de dificuldades para se conseguir um livro de RPG nasceu uma geração que hoje encontra-se com um pouco mais de 30 anos - a Geração Xerox, batizada dessa forma devida a forma como conseguia os títulos importados.
Nos final dos anos 80 era possível achar ou encomendar livros de RPG através de grandes livrarias em São Paulo e no Rio de Janeiro, porém haviam alguns obstáculos a serem transpostos. Os livros, por serem importados, não eram baratos. Além disso era necessário saber um pouco de inglês para poder jogar. Os RPGs desta época mais jogados eram o Dungeon and Dragons, Merp e Rolemaster.
Isto perdurou até 1991 quando surgiu Tagmar o primeiro RPG brasileiro[9]. Com uma ambientação baseada nos livros de J.R.R Tolkien, foi acusado injustamente de ser baseado no D&D, mas na verdade tinha um sistema bem diferente. O jogo chegou a fazer sucesso, mas a editora fechou no fim dos anos 90.
Esta década também foi marcada pela inicio da publicação de RPG estrangeiros no Brasil, iniciando em 1991 com o GURPS e em 1995, a Editora Abril Jovem conseguiu uma licença para publicar o AD&D no Brasil, mas como o RPG era um jogo considerado demasiado "cult", a aditora decidiu lançar primeiro a versão simplificada das regras do AD&D 2ª Edição, o First Quest[10][11]. A década prossegue e mais alguns títulos são lançados: Paranoia, Advanced Dungeon & Dragons e Vampiro - a Mascara. Além das publicações estrangeiras muitos outros RPG brasileiros surgiram neste período.
Em 2005 o Tagmar retornou ao público totalmente remodelado em uma versão livre (usando uma licença Creative Commons) para download pela internet, sendo um marco de pioneirismo no RPG brasileiro.

Obras brasileiras publicadas

-Tagmar, o 1º RPG Brasileiro (1991)

O Desafio dos Bandeirantes, o 1º com ambientação baseada no folclore brasileiro (1992).

Millenia na linha de ficção científica (1995).[12]

Arkanun RPG de horror que utiliza o Sistema Daemon (1995)

Era do Caos - Retratando o Colapso das metrópoles brasileiras no início do Séc.XXI (1997)

SIGNUS RPG - Sistema Genérico - Niveis variados e sistema de personalidade. (1997)

Defensores de Tóquio RPG de super-heróis japoneses. Sistema originalmente lançado pela revista Dragão Brasil, agora na sua quinta versão conhecida como 3D&T Alpha (1998).

Calíope, RPG medieval usando D6, D10 e D20 (2001).

OPERA RPG - Regras práticas e ajustáveis de RPG que permitem a criação de qualquer cenário de jogo (2004).

Utopia (RPG) - Usa o sistema d10 (2003).

Invasão misturando Arquivo X com história brasileira (2004).

Clavius, um sistema de RPG gratuito (2004).

Nexus D6 (2005)

RPGQuest Sistema para iniciantes que mistura RPG com jogo de tabuleiro (2005)

Mighty Blade RPG Sistema de Fantasia Medieval (2007)

RPG Desafios, RPG para uso terapêutico para prevenção e tratamento do uso de drogas na adolescência (2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário