Postagens populares

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Elfos




Bem difícil descrever Elfos, pois existem inúmeros tipos de formas e detalhes descritos em livros que os descrevem numa forma variada e muitas vezes personalizada como eu próprio faço e fiz no meu sistema e livro que escrevo já que esse povo com traços humanos e angelicais são cercado de mistério e fascínio. Bem espero poder com ajuda de pesquisa fazer melhor interpretação através de pesquisa feita em sites livros e os que próprios filmes mostram.

Elfo é uma criatura mística da Mitologia Nórdica, que aparece com frequência na literatura medieval européia.
Nesta mitologia os elfos chamam-se Alfs ou Alfr, também chamados de "elfos da luz" - Ljosalfr. São descritos como seres belos e luminosos, ou ainda seres semi-divinos, mágicos, semelhantes à imagem literária das fadas ou das ninfas. De fato, a palavra "Sol" na língua nórdica era Alfrothul, ou seja: o Raio Élfico; dizia-se que por isso seus raios seriam fatais a elfos e anões.
Eram divindades menores da natureza e da fertilidade. Os elfos são geralmente mostrados como jovens de grande beleza vivendo entre as florestas, sob a terra, em fontes e outros lugares naturais. Foram retratados como seres sensíveis, de longa vida ou imortalidade, com poderes mágicos, estreita ligação com a natureza e geralmente acompanhadas de ótimos arqueiros.


As qualidades élficas são bastante exploradas na obra de J.R.R.Tolkien. Inclusive o autor resgatou formas há muito inutilizadas da palavra Elf, Elfo em inglês, cujo plural era comumente Elfs. Em sua obra, Tolkien usava a variedade Elves, e a palavra acabou voltando aos dicionários. O mesmo aconteceu com Dwarf, Dwarfs, Dwarves, Anão.
As mais antigas descrições de elfos vêm da Mitologia Nórdica. Eram chamados álfar, de singular álfr. Outros seres com nome etimologicamente relacionados a álfar sugerem que a crença em elfos não se restringe aos escandinavos, abrangendo todas as tribos Germânicas. Essas criaturas aparecem em muitos lugares.
Shakespeare as imaginava como seres pequeninos, descrição essa que o autor de O Senhor dos Anéis, Tolkien, odiava. Os elfos são sábios, não muito altos cerca de 1,80m de altura, belos e quase imortais. Há outro tipo de elfo chamado "Elfo Bárbaro", que dizem que foi "invocado" para ajudar um vilarejo. Ele pode ter até 2,10m de altura, e possui uma aparência similar a de um Guerreiro Bárbaro. Essa variação pode ser vista no jogo World of Warcraft, na seleção de personagens. Há também muitos tipos diferentes de elfos no jogo de cartas da Wizards, Magic: The Gathering.

Literalmente, os elfos são gênios que, na mitologia escandinava, simboliza o ar, a terra, o fogo e água.

Os elfos são também descritos como semideuses associados à fertilidade e ao culto dos ancestrais, como os daimones gregos. Como espíritos, os elfos podem atravessar portas e paredes como se fossem fantasmas, o que acontece nas Norna-Gests þáttr.




Elfo (RPG)

Elfos em jogos de RPG são pessoas de uma raça mística com aparência humanóide geralmente belos(as) e loiros. São mais baixos e menos fortes, porém mais rápidos e habilidosos que os humanos.
São seres mágicos, ligados à natureza, o que os diferencia de Magos e Feiticeiros, que advém do estudo das artes arcanas por outras raças.
São excelentes arqueiros e possuem natural aptidão para as magias da Natureza (típica dos Druidas). Têm longevidade e excelente prontidão (5 sentidos aguçados). Entre eles e os Anões há uma inicial indisposição. A reação entre eles sempre deve começar negativa.
Tipos principais:
Elfos da Montanha (distantes da sociedade, possuem reação negativa a qualquer um que não seja elfo. Possuem maior resistência que outros elfos)
Elfos da Floresta (foram os primeiros a manterem contatos com outras raças. Possuem ascendência sobre outras tipos de elfos pelo seu poder mágico e seu maior conhecimento.)
Elfos Escuros (- ou elfos negros. Vagueiam em pântanos, charcos e nas regiões mais úmidas e fechadas das Florestas. São hostis a outras raças e têm reação negativa com todos, inclusive outros elfos.)
Tipos secundários:
Elfos Noturnos: estes elfos têm geralmente a pele que varia do roxo ao violeta. São inteligentes e pela característica da raça tem mais vantagem na noite.
Altos Elfos: são uma "sub-espécie" dos elfos da noite. Este tipo de elfo é o que está mais próximo de ser humano na aparencia.

A maioria dos elfos é composta de habitantes das florestas, livres e selvagens, protegendo suas terras por meio da furtividade e de disparos de flechas mortíferas a partir dos galhos mais altos. Embora fossem fadas em sua origem, os elfos viveram durante tanto tempo neste mundo que se tornaram praticamente acostumados às suas dificuldades. Enrijecidos pela selvageria indomável da natureza, aprimorados pelas terríveis lições que os orcs, humanos e outras criaturas do mundo não cansam de ensinar, os elfos seguiram um caminho diferente de seus primos, os eladrin. Eles confiam em sua intuição obtida a duras penas, e nos seus sentidos relacionados à ponta de uma flecha em vez de se basear na razão, no intelecto e no debate aos quais os eladrin se acostumaram. Entretanto, semelhante aos eladrin, eles cultivam o mesmo ódio por seus parentes distantes, os drow.

Os elfos são criaturas de sentimentos profundos, mas paixões efêmeras. Eles se comovem facilmente e gargalham com deleite, se enfurecem cegamente ou pranteiam com pesar. Os elfos possuem uma conexão intensa e intuitiva com o mundo natural que habitam e com freqüência percebem coisas muito além da perícia ou da aptidão das demais raças. Eles são mais propensos a apresentar um comportamento impulsivo em detrimento de extensas ponderações, embora sempre dirão que preferem agir no calor do momento.

Os elfos, também chamados de elfos das florestas, elfos selvagens ou elfos silvestres, normalmente se reúnem em tribos ou bandos compostos de três ou mais famílias. Essas tribos não se importam tanto com seus relacionamentos e linhagens, mas valorizam o conhecimento das florestas e a habilidade dos caçadores e quase sempre escolhem o membro mais sábio e perceptivo da tribo como líder. Em comunidades muitos grandes, esse “chefe elfo” será chamado de “rei élfico” ou “rainha élfica”. No entanto, na maior parte das tribos, mesmo o integrante de menor escalão não se sentirá intimidado em falar abertamente sobre suas idéias com outro elfo, a despeito do posto do interlocutor, até mesmo e incluindo o próprio líder da tribo.



A maioria dos elfos venera o mundo natural, mas ama as florestas acima de tudo. Eles nunca derrubam árvores vivas e, quando constroem vilarejos permanentes, o fazem cultivando ou entremeando cautelosamente os caramanchões, as casas nas árvores e as passarelas entre os galhos. Os elfos preferem a magia do mundo natural à magia arcana, e são mais inclinados à adoração de Corellon, o deus das fadas, em conjunto com Obad-Hai, o deus do mundo selvagem. Ao mesmo tempo criaturas espirituais e práticas, os elfos personificam os aspectos mais serenos e mais violentos do mundo natural.

Os Elfos de Zaryon meu mundo de narrativa

Elfos sobre meu ponto de vista são como anjos das florestas mas que tem como veneração monoteísta a Gaya a mãe natureza mesmo conhecendo outros divindades ela esta a cima de todos, são dotado de uma sabedoria quase não descrita nem pelo tempo mas nem todos são imortais e sim tem uma longevidade quase não descrita no meu conceito apenas Elfos da linhagem primordial são imortais, são muito variados pela cultura e região exemplos abaixo:

Elfos primordiais tem vantagens nos sentidos, resistência, destreza e sabedoria e força.

Elfos das Regiões do Norte: sentidos e Resistência e Força.

Elfos das Regiões do Sul sentidos e resistência.

Elfos das Regiões do Leste: Sentidos e Destreza.

Elfos das Regiões do Oeste: Sentidos e Sabedoria e Destreza.



Elfos em meu conceito vem o humano como criança ou uma piada de mal gosto dos Deuses sobre a criação das etnia humana que mesmo que muitos Elfos gostem de sua companhia os outros os fazem sentir repulsa pelas atitudes contra seus próprios semelhantes como diversas opinião natureza humana sobre eles com passar das eras essa confiança e aliança antiga se torna cada vez mais rara e não muito aconselhável.
Elfos quando chegam faze adulta podem medir entre 1,65 a 1,90 (raramente chegam a 2,00 ou são maior que isso), mesmo quando jovem são amadurecem muito rápido por influencias de cultura e vida prolongada mesmo tendo aparência infantil tendo entre 100 a 160 anos que faze de puberdade e adolescência entre maioria dos Elfos. E todos Elfos conseguem ter familiaridade com animais domesticáveis ou selvagens tanto por sua presença ou pela palavras mágicas de equilíbrio emocional.

Matérial estudado e adaptado por J. Paulo S. Kuri
Fontes Wikipedia entre sites diversos e livros sobre assunto como analise própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário