RPG de Mesa (tradicional)
O RPG com livros, dados, lápis e papel. Surgiu com a publicação de Dungeons & Dragons em 1974 nos Estados Unidos. No Brasil o jogo chegou em meados de 1994, chegando a nós através da fabricante de brinquedos GROW, que vendia uma caixa com fichário, manual de instruções, dados multifacetados e tabuleiro. Esse é provavelmente o estilo de RPG mais conhecido pelo público. Existe hoje uma grande variedade de jogos publicados, e até mesmo revistas especializadas. Apesar do grande volume de lançamentos, o RPG ainda é um passatempo relativamente desconhecido e com um público restrito. Por isso, hoje você encontra os livros com as regras principalmente em grandes livrarias (como a Saraiva MegaStore, Nobel, Moonshadows Livraria, etc.) e os dados multifacetados em lojas especializadas no ramo (como a Moonshadows Livraria, Metrópolis Quadrinhos, etc.).
Aventura Solo
Nesse tipo de jogo é apresentada uma aventura em uma livro ou site, na qual o jogador segue um roteiro diante das possibilidades oferecidas. Em geral, é uma versão simplificada do RPG tradicional. Em muitas aventuras solo você constrói um personagem assim como faria em um jogo comum. A diferença é que não existe uma interação com outros jogadores, por isso, os resultados de suas ações são descritos no próprio livro (ou site). O livro prossegue como uma história comum, até o momento aonde ele permite uma escolha ao personagem -como virar a direita ou a esquerda-. Ao fazer sua opção, o jogador é indicado a pular as páginas até uma página específica, aonde estarão descritos os acontecimentos posteriores. É uma narração não-linear, porém de fácil aprendizado.
Live Action
Ao invés de rolar dados numa mesa, cada jogador realmente interpreta um personagem como um ator. O estilo lembra muito uma peça teatral, embora não exista um roteiro a se seguir, o jogador improvisa as falas e interpreta as cenas durante todo o jogo. Além disso, é muito comum os jogadores se vestirem a caráter, com roupas medievais ou num estilo mais gótico (dependendo do cenário do jogo) de forma a criar um ambiente de maior realismo, assim como no teatro. Mesmo com tanta liberdade para os textos e ações, ainda há um Narrador, que atua como um diretor, que organiza e aplica as regras do jogo, para o bom desenrolar da história.
RPG Online
Com o crescimento da comunidade RPGista na internet, muitas formas de jogo foram apresentadas aos jogadores, mas nenhuma simula tão bem o jogo tradicional como o RPG Online. Nessa forma de jogo, os jogadores se encontram na net através de programas de Mensagens Instantâneas (Como ICQ/MSN/IRC) e usam um software que apresenta as fichas, dados entre outros recursos para simular o jogo. De forma geral, os sistemas de regras usados são os mesmos do RPG tradicional, só a forma de se reunir os amigos é que muda. O software mais utilizado é o RRPG.
Pbem (Play by E-Mail)
Jogos por E-Mail. Nesse estilo de jogo é criado um grupo no qual todos os participantes inscritos recebam as mensagens com a história do jogo. O Narrador manda a situação em que os personagens se encontram baseado em suas decisões, então os jogadores mandam as respostas dizendo o que seus personagens fazem diante dos desafios propostos. Ao receber essas mensagens o narrador analisa cada resposta, então pensa no que acontecerá e manda uma nova mensagem para os jogadores. E esse ciclo se repete indefinidamente. A melhor maneira de realizar um jogo desses é criando uma lista no MSN groups ou Yahoo Groups.
PbF (Play by Fórum)
Mais um estilo de jogo pela internet. Em Jogos por Fóruns, os jogadores se inscrevem num fórum e o jogo rola no mesmo esquema do PBeM, o Narrador posta a ação e os jogadores postam as reações. Esse tipo de jogo é um pouco mais lento, porém produz textos mais elaborados, criando ao fim uma grande história que já estará registrada e disponível para todos; sendo esta a principal diferença do PBeM. Existem outros tipos de PBeM, como de Jornada nas Estrelas.
Hoje existe a variação PbO - Play by Orkut, para RPGs criados e jogados pelo Orkut.
MMORPG
Esses são os jogos de videogame, grandes títulos fizeram uma legião de fãs nos últimos anos, tais como Final Fantasy, Chrono Trigger… Esses jogos possuem algumas características em comum que fazem deles RPGs: interação com outros personagens, personificação do personagem e o desenrolar de uma história. Além disso são típicos jogos de fantasia medieval onde os personagens ficam mais fortes ao derrotar os inimigos. Recentemente alguns jogos em cenários modernos vêm sendo classificados como jogos com elementos de RPG, tal como os famoso GTA, por terem um enredo e uma representação de um personagem.
Esse Blog da comunidade e grupo que pra mim é como minha segunda familia que quando preciso esquecer problemas dividimos lágrimas sonhos e devaneios em minhas narrativas obrigado a todos. Leo, Row, Iza, Peixinho, Carlitos, Guga, F. Guillen, Guilherme, Clailson, Paulinho Zelão, Fernando, Cristiano, Diego, DC, Johny França, Paulo Jonathan, Bruno entre outros que participaram e espero que outras pessoas divida esses momentos. 10/01/11
Postagens populares
-
“Se você não acredita em Deus, os Paladinos farão você se ajoelhar e se arrepender deste pecado. Os soldados de Deus são os escudos definiti...
-
A Necromancia é um termo que etimologicamente advém do Grego: "morte" (necro) e "adivinhação (mancia).[1] É portanto, uma prá...
-
Melhor classe de apoio e tão antiga com heróis renomados tantos nos livros como filmes exemplos como robin hood, Legolas do senhor dos anéis...
-
Mago com Classe Magos são uma das classes mais populares para personagens, e por bons motivos. Graças a sua grande gama de magias, eles são ...
-
Guerreiro com Classe Jogue com um guerreiro! Foi isso que seus amigos lhe disseram... É bem simples para um iniciante interpretar um guerrei...
-
Desafiando as leis da sobrevivência, ousando em uma terra fantasiosa, os espadachins usam de sua sagacidade e agilidade – e uma pitada de lo...
-
Habilidades Exigidas: Força 13, Destreza 13, Constituição 14 & Sabedoria 14 Pré-Requisitos: Força, Carisma & Sabedoria. Raças permit...
-
Quando quiser incrementar o realismo em sua narrativas tem em mãos três conceitos básicos criatividade, material em sua mão e tempo necessár...
-
Druida com classe Muitos jogadores acreditam que os druidas pertencem ao selvagem, onde eles podem trabalhar com os animais e usarem magias ...
-
Uma classe de artes marciais de gerações criada com intuito de aprimoramento da técnicas mortais e silenciosa ou muitas vezes nômade solitár...
Nenhum comentário:
Postar um comentário