Postagens populares

domingo, 30 de janeiro de 2011

Classe de RPG Guardião


Um guardião é um auto-proclamado protetor do meio selvagem. Compelido por um forte censo de lealdade, ele assumiu responsabilidade por uma região instável, fazendo de tudo para mante-la em seu estado natural e proteger seus animais. Embora ele seja aliado de elfos, Entes e outros que compartilham de seu respeito pela natureza, ele tem pouca paciência com aqueles que exploram o meio selvagem por ganância ou rancor.

Um guardião constantemente monitora a região que ele se encarrega de proteger. Ele vigia a atividade de estranhos, aconselha viajantes e intercepta caçadores descuidados. Ele mantém seus olhos abertos para fogo, enchentes e outros desastres naturais, e faz o que pode para confortar animais em tempos de crise.

Todos os guardiões tem um região específica a proteger. O mestre tem que estabelecer os limites de um guardião no início de sua carreira. Não existem regras fixas para assinalar domínios, mas no geral, um guardião de 1º nível não deveria ter um domínio maior do que poucos km quadrados. O domínio cresceria de acordo ao nível, no 5º nível algo entre 25-30 km quadrados seria bom. No 15º nível a área poderia ser a equivalente de um pequeno país.

O domínio de um guardião deve corresponder a seu terreno primário. O domínio é tipicamente localizado em uma parte pouco civilizada do mundo, como grande altitudes de um montanha ou uma selva inexplorada. Dois ou mais guardiões podem compartilhar um domínio que seja especialmente grande ou importante, mas esses casos são importantes.

Um guardião opera por sua vontade, sem possuir sanção oficial ou títulos. Ele ultrapassa seus códigos costumeiros quando ver que for necessário, trilhando pelos caminhos que achar necessário para proteger seu domínio. Apesar de sua independência, ele normalmente mantém boas relações de trabalho com oficiais de fronteira. Esta relação beneficia a ambos os lados. O guardião notifica os oficiais da aproximação de exércitos ou outras ameaças em potencial, enquanto que estes oficiais podem prover ajuda para problemas que o guardião não consiga resolver sozinho. Embora muitos governantes anseiem por ter guerreiros tão habilidosos em seu exército, guardiões resistem a todas as ofertas, com o objetivo de manter sua autonomia.

Um grupo de aventureiros entrando no domínio de um guardião, tem um boa chance de encontra-lo. Um guardião irá normalmente concordar em guiar o grupo por seu domínio e - presumindo que os objetivos do grupo são compatíveis com a filosofia do guardião - ajuda-los em sua jornada. Embora um guardião seja relutante em deixar seu domínio, ele poderá fazer isto por um boa razão, como a devastação de um meio selvagem, ou uma ameaça a ecologia de um outra terra.

Guardiões tendem a ser auto-suficientes, ter a mente limpa e consciente. Eles dão um excelente líder. Embora um guardião possam fazer amizades profundas com outros membros do grupo, ele sempre deixará sua companhia ao final de uma aventura, retornando pro seu domínio tão cedo quanto ele poder.


Perícias comuns:

Bônus: caça ou pesca. Recomendável: agricultura, fazer arco/flecha, fazer fogueira, pesca, herbalismo, caça, cavalgar criatura terrestre, uso de cordas, preparar armadilhas, natação, senso de clima.

Armadura/equipamento:

Normal

Seguidores:

Um guardião adquire no mínimo um seguidor humano ou humanóide em algum momento de sua carreira. Não existem mais recomendações ou restrições.

Benefícios especiais:

Bônus de esfera: um guardião tem menor acesso a esfera de Proteção.
Bônus de magia: um guardião pode usar certas magias quando estiver dentro das bordas de seu domínio. São elas detectar o mal (três vezes ao dia), benção e comunhão com a natureza (uma vez por semana, cada uma). Todas funcionam como talentos inatos, não necessitam de componente material, ou gestual, o tempo de execução é 3.
Reviver plantas: esta habilidade habilita ao guardião revitalizar qualquer tipo de planta natural sofrendo de pragas, doenças, infestação de insetos, ou qualquer outra forma de traumas não mágicos. Plantas mortas não são afetadas, e o guardião não pode dar um vigor a planta além de seus limites (um guardião não pode fazer com que um macieira floresça no inverno) Este processo requer 8 horas e pode afetar uma área 10 metros quadrados por nível do guardião. Ele pode usar esta habilidade uma vez por mês.

Desvantagens especiais:

se um guardião deixar seu domínio por qualquer período de tempo, ele deve providenciar alguém que assuma suas obrigações. Ele pode pagar a um zelador, ou passar, temporariamente, a responsabilidade a um de seus seguidores humanos ou humanóide. Não existem penalidades fixas a serem impostas a um guardião que não consiga um substituto, os deuses poderiam retirar uma a uma sua habilidades especiais e depois todas as suas magias, dependendo do período de tempo que ele ficou fora, no entanto seus poderes voltam assim que ele retorna a seu domínio.

material do site:
http://orbita.starmedia.com/~ddbrasil/classes/guardiao.html

Agradecimento especial ao site deviantART pelas maravilhosa ilustrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário