Postagens populares

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

RPG de Mesa (tradicional) - Sistemas

O RPG atualmente se divide em vários tipos já citados acima. Aprofundando um pouco mais no Rpg (lápis, papel, livros e dados). Há uma variedade de sistemas como: Storyteller, Daemon, RPGQuest, D&D, 3D&T, entre outros.

3D&T
3D&T é um sistema simples, indicado para jogadores iniciantes. A facilidade para criação de personagem e o preço acessivel fez desse game um jogo popular no Brasil. O Manual Defensores de Tóquio Terceira Edição Turbinado Ampliado e Revisado veio simplificar ainda mais o jogo, mudando as regras de combate e o sistema de magias.

Daemon

O Sistema Daemon é um sistema que visa simular a realidade dos personagens, o Daemon é aberto a todo tipo de adaptação; as quais acabam se tornando cenários de jogo. Livros como Trevas, Arkanun, Anjos, Demônios, Vampiros Mitológicos, Spiritum, Jyhad, Anime RPG, Supers, Tormenta e NeoKosmos usam esse sistema para criação de personagens.
No site da editora estão disponíveis cerca de 400 netbooks escritos por jogadores e Mestres para download gratuito.

Storyteller

O Storyteller é composto por vários cenários, que são conhecidos como: Vampiro: A Máscara, Mago: A Ascensão, Lobisomem: O Apocalipse, entre outros. Sobre o primeiro citado, deve dizer-se que é um dos mais divulgados RPGs, tendo um grande número de pessoas que começam a jogar nesse cenário.

GURPS

O GURPS (Generic Universal Role Playing System) é um sistema de jogo genérico, seus livros básicos apresentam regras que podem ser aplicadas em qualquer tipo de cenário, tornando assim o sistema adaptável a qualquer tipo de aventura (medieval, comtemporânea ou futurista). O sistema ainda apresenta inúmeros suplementos que detalham ou descrevem cenários, como o GURPS Espacial, voltado ao tema Sci-Fi, GURPS Fantasy que detalha as possibilidades de um cenário medieval, GURPS Banestorm que descreve um cenário para a ambientação de aventuras medievais, dentre.

D&D

D&D é o acrônimo de Dungeons & Dragons, RPG inicialmente lançado na década de 1970, mas especificamente em 1974 pela TSR, do qual foi a primeira empresa especializada em RPG do mundo que mais tarde foi comprada pela Wizard Of The Coast que tem atualmente os direitos sobre essa franqüia. D&D segue o padrão criado pela WotC que é o D20, sistema do qual permite a personalização para qualquer tipo de cenário. No entanto D&D é focalizado no cenário de Fantasia medieval.
Atualmente o D&D é o RPG mais jogado no mundo, inclusive vários jogos de computador utilizam esse famoso sistema de RPG de mesa, como é o caso de NeverWinter Nights

Nenhum comentário:

Postar um comentário