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sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dez dicas para Mestres iniciantes




Essa material é ótima para narradores iniciantes que li preciso repassar como dica de ouro. Aproveitem a leitura e bom jogo pro final de semana.

1 - Cative os jogadores
Os jogadores ficam sem vontade de jogar com muita facilidade se a aventura não for interessante. Seja surpreendente, dê certas viradas na história quando eles menos esperarem (e estiverem bocejando). Faça-os tomar uns sustos, descobrindo que seu melhor amigo NPC é um traidor ou que o seu grande inimigo é na verdade um covarde assustado de quem eles deveriam ter pena. Crie um clima, focando bem cenas marcantes para os jogadores se sintam dentro do jogo. Estes detalhes tornam a aventura mais interessante para os jogadores, mas lembre-se de não querer fazer uma história perfeita, isso nunca dá certo. Se esforce o máximo possível, mas o que der errado deixe para trás. Esteja pronto para mudar o rumo da história ao menor sinal de desinteresse.

2 - Megalomania
Cuidado! Você que está começando agora e pode ficar meio empolgado com todo o poder que você vai ter nas mãos ( Meu Deus! Vou fazer um antediluviano ). Lembre-se que você é um mediador, um narrador, não um carrasco que tem que mostrar poder! Você tem que divertir os jogadores e guiá-los, não espancá-los. É muito comum pro mestre iniciante fazer aqueles NPCs poderosos, cheios de poderes e indestrutíveis. Só que os jogadores têm os seus defeitos e qualidades, e não são super-heróis. Faça NPCs como eles! Um bom personagem é aquele legal de interpretar, bem complexo, e não aquele cheio de poderes que pode destruir o planeta.

3 - Não Seja Preguiçoso!
Existem mestres que querem que a aventura flua rapidamente pra chegar onde eles querem (“Narrador: bem pessoal! Vocês viajam por um tempo e logo chegam...”), e aí, todas as vezes que os jogadores arrumam um problema que vai complicar tudo no meio do caminho, eles simplesmente deixam de lado as complicações e entregam tudo de mão beijada para que os jogadores possam se safar logo. Se o cara resolveu tirar a roupa no meio da rua, se isso for num país de primeiro mundo, um policial com certeza vai detê-lo e vai levar o indivíduo pra cadeia. Mesmo que com isso vocês percam um bom pedaço de cena.



4 - Esteja Preparado Pra Tudo!
Se você está rolando uma aventura que se passa em NY, que tal você dar uma lida num livro sobre a cidade ou procurar algo sobre ela na Internet? Se de repente o cara resolve que quer entrar num museu de arte em NY, você sabe como é o tal do museu e não tem que inventar nada. Assim, evitando que um cara que saiba mais que você te desminta depois. E se a aventura estiver rolando na Idade Média? Que tal você manjar um pouquinho mais sobre este período? Esteja preparado para qualquer pergunta dos jogadores e para qualquer ação que você nem imaginou que eles poderiam fazer... E fizeram! Tenha todos os livros e regras à mão, para poder agir de imediato, assim quando surgir à pergunta, você pode dar a resposta na lata!

5 - Seja Criativo
Você tem que ser surpreendente, maluco, inovador, diferente! Olha, apesar de vocês estarem rolando uma aventura nos EUA ou até no Brasil, por exemplo, que tal o presidente que os jogadores vão encontrar ser um personagem que você criou, ao invés do Lula ou o FHC? Pense até que ponto você quer usar realidade demais na história, o entretenimento da sua criatividade pode ser legal...



6 - Seja Imparcial
Falar desse tema sempre é muito difícil, mas vou tentar, procure sempre pensar antes de dizer “você morreu”, quando você é amigo de longa data de um dos participantes da mesa, mas nem por isso você vai aliviar a barra do cara. Procure manter o meio termo, não pendendo para um lado. Uma técnica que costumava utilizar quando estava começando a mestrar era “rolar um dado de sorte a cada 30 mim de jogo”, o dado pode ditar as regras do jogo, caso esse dado tenha um resultado baixo coisas ruins começam a acontecer, caso seja alto, coisas boas... Mas lembrando, imparcialidade é apenas bom senso em mesa.

7 - Deixe os jogadores agirem
Meu, eu sei que você planejou esta história até o final, com todo o carinho e dedicação... Mas pode ter certeza que vai aparecer um jogador super criativo e vai dar um jeito de mudar totalmente o rumo das coisas, resolvendo uma das tuas tramas de modo tão fácil que você vai ficar sem reação. Como diz a dica 4, esteja preparado para tudo... Só não vai dar um jeito de detonar o que o moleque fez e voltar a tua história. Ele vai se sentir um nada. Não esqueça que o RPG é um jogo só com começo, porque quem faz o meio são os jogadores, até chegar ao fim, que muito provavelmente vai ser totalmente diferente do que você imaginou. Deixe a aventura correr solta! O mais legal de ser mestre é o desafio de inventar algo novo a cada minuto!

8 - Seja o meio-termo
RPG é diversão! Não seja um mestre muito sério ou metódico que tira pontos ou distribui balas perdidas aos jogadores que tiverem soltado uma piadinha. Mas também não afrouxe muito. Tem aquela pessoa que quer transformar o jogo num show humorístico, e não é assim. Fique no meio-termo e tudo vai se resolver.

9 - Ajude os iniciantes
Pior do que um mestre que se acha é aquele que acha que todo mundo tem de saber tanto quanto ele. Cara, você também já foi iniciante um dia! Ajude quem está começando a entrar no clima... Dá um desconto pros caras! E vou te falar: não deixe que os jogadores mais experientes se aproveitem da inexperiência de quem ta chegando agora e tripudiem do cara! Se liga!



10 - Esqueça os Dados
Se você ficar se apegando muito, as rolagens de dados e às regras o jogo vai ficar um porre. Tente só usar os dados quando estritamente necessário. Privilegie a interpretação e o seu bom-senso. Se o personagem do cara é um artista de circo e quer pular de um sofá pro outro, você vê necessidade de rolar um dado? Eu não! E se o cara tem uma excelente interpretação e um papo perfeito pra convencer o guarda a não cobrar a multa, você acha que vai rolar os dados para isso? Boa diversão...

Bem essas são os principais tópicos a serem ditos para um mestre iniciante, e vale lembrar que alguns experientes também esquecem.

Dicas Desta Semana Resumidas
1. Escolha Seus Jogadores com Cuidado e Mantenha o Grupo Pequeno
2. Escolha Seu Jogo com Cuidado
3. Pegue um Cenário Amigável
4. Faça Pesquisas
5. Evite Planejar Demais
6. Saiba Quando Deixar Rolar...
7. Saiba Quando Pôr um Fim
8. Seja Organizado
9. Aprenda a Partir de Seus Erros (Ou Seja, Descubra Suas Fraquezas)
10. Resuma

Dicas dos Leitores Resumidas
1. Ótimos Recursos para Imagens de Campanha
2. Soprando Vida em um Panteão Inanimado
3. Gere Nomes para Armas Mágicas que Soem Incrivelmente Bem


Agradecimentos ao http://www.rpgonline.com.br/dicas_de_rpg.asp?id=747

Sempre visito eles obrigado pelas boas matérias

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